Secretaria de Agricultura realiza venda de PANC em Pindamonhangaba

figura 3. capuchinha

Plantas Alimentícias Não Convencionais, ricas em nutrientes, são pesquisadas pela APTA na região

Capuchinha é uma das plantas vendidas pela APTA

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Polo Regional de Pindamonhangaba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), realizará a venda de ora-pro-nobis, bertalha, moringa, capuchinha, taioba, major gomes,  cara, vinagreira, araruta, curcuma e peixinho, até 29 de novembro de 2019, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h e das 14h às 16h, no Polo Regional da APTA, localizado na Avenida Professor Manoel César Ribeiro, nº 1920, em Pindamonhangaba. Para a aquisição, os interessados deverão certificar-se previamente pelo número (12) 3642-1823, a disponibilidade dos produtos.

Segundo a pesquisadora da APTA, Cristina Maria de Castro, as hortaliças, consideradas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), são pesquisadas na unidade da APTA e o resíduo do que foi produzido para ser estudado é disponibilizado para os interessados a preços populares. O quilo de cada uma das plantas varia de R$ 3,00 a R$ 7,00. A APTA não tem grande quantidade dos produtos para vender. Clique aqui e veja a tabela de preços (pág. 28, Executivo - Caderno I).

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) tem conquistado parte da população interessada em uma dieta saudável e sustentável do ponto de vista econômico e ambiental. Queridinhas entre os chefes de cozinha, o nome "Não Convencional" foi dado a elas por não estarem na dieta alimentar do dia a dia e por não fazerem parte de uma cadeia produtiva já estabelecida. "São plantas alimentícias antigas, já conhecidas no Brasil. São espécies comestíveis utilizadas regionalmente por nossos antepassados", explica Cristina.

A APTA busca fortalecer a produção e o consumo de PANC, incentivando a diversidades no campo e no prato, aliando os saberes científicos e populares. Os pesquisadores atuam na difusão e no compartilhamento de saberes junto aos produtores, técnicos e população em geral.

De acordo com Cristina, as pesquisas envolvem transferência de tecnologias relacionadas ao manejo das PANC, propagação de sementes e forma de preparo dos alimentos. Duas vezes por ano, os pesquisadores da APTA realizam o projeto "Saúde na Mesa", uma ação em feiras de municípios do estado de São Paulo, em conjunto com produtores orgânicos de PANC e com uma chefe de cozinha, que prepara pratos para degustação da população. Além disso, os técnicos da Agência prestam assessorias com palestras e implantação de Hortas Demonstrativas em escolas para inserção das PANC na merenda escolar.

"A APTA tem realizado trabalho de empoderamento da população sobre as técnicas de cultivo e as formas de uso das PANC na alimentação, destacando os benefícios à saúde, valorizando a cultura regional e preservando a biodiversidade. Queremos promover a alimentação saudável de verdade e explicar para as pessoas que nossa cultura alimentar e a conservação da biodiversidade são alicerces para uma vida saudável", afirma Cristina.

Clique aqui e baixe gratuitamente cartilha sobre cultivo das PANC.

Receitas

Conheça algumas receitas preparadas com PANC, desenvolvidas por nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), também ligada à Secretaria de Agricultura. Clique aqui e baixe gratuitamente o livro "Diga Não ao Desperdício & Pancs".

Arroz caipira com vinagreira

Tempo de preparo: 1h 40 min

Rendimento: 7 porções

Valor calórico por porção (250g): 220 kcal

Ingrediente

2 cebolas pequenas (200g)

4 dentes de alho médio (16g)

1 tomate pequeno (155g)

1 cenoura pequena (100g)

2 espigas de milho médias (510g)

9 folhas de vinagreira lavadas e picadas (30g)

500g de paleta

2 colheres (sopa) de óleo (30ml)

2 e ½ colheres (chá) de sal (15g)

2 xícaras (chá) de arroz (370g)

4 e ½ xícara (chá) de água de cozimento da carne (1l)

Modo de preparo

Descasque, lave e pique as cebolas e os dentes de alho. Lave e pique o tomate. Lave, descasque e corte a cenoura em cubos. Lave e debulhe as espigas de milho. Corte a carne em pedaços e reserve. Em uma panela de pressão, aqueça a metade do óleo e doure a metade da cebola e metade do alho, coloque a carne e sele. Adicione o tomate e 1/2 colher (chá) de sal. Em seguida, cubra a carne com água e deixe cozinhar na pressão por 20 minutos. Desfie a carne e reserve a água de cozimento. Em uma panela grande, coloque o restante do óleo e doure o alho e cebolas reservados. Refogue a cenoura e o milho e acrescente o restante do sal. Adicione a carne desfiada, o arroz e a água de cozimento da carne e deixe cozinhar até que o arroz esteja macio. Apague o fogo e coloque as folhas de vinagreira por cima do arroz. Tampe novamente a panela e deixe até que as folhas de vinagreira murchem. Sirva ainda quente.

Frango à moda com ora-pro-nóbis

Tempo de preparo: 1h 05 min

Rendimento: 6 porções

Valor calórico por porção (150g): 217 kcal

2 dentes de alho médios (8 g)

1 cebola pequena (100 g)

40 folhas de ora-pro-nóbis (50 g)

2 tomates pequenos (310 g)

1 limão pequeno (80 g)

1 Kg de filé de peito de frango

1 e 1/2 colher (chá) de sal (9 g)

1 colher (sopa) de azeite (15 ml)

Modo de preparo

Descasque, lave e pique o alho e a cebola. Lave e corte em tiras finas a ora-pro-nóbis. Lave o tomate e corte-o em pequenos cubos. Lave, corte e esprema o suco do limão. Corte o frango em cubos e reserve. Em um refratário, tempere o frango com o suco do limão, 1 dente de alho e 1 colher (chá) de sal. Em uma panela, aqueça o azeite, doure 1 dente de alho e a cebola. Acrescente o frango e deixe dourar. Adicione o tomate e 1/2 colher (chá) de sal e refogue até desmanchar o tomate. Acrescente a ora-pro-nóbis e refogue até amolecer. Apague o fogo e tampe a panela.