×

Observação

There is no category chosen or category doesn't contain any items

APTA Regional de Piracicaba recebe o Secretário Itamar Borges


Nesta quinta-feira, 8, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, acompanhado do Secretário Executivo, Francisco Matturro, do coordenador da APTA, Sergio Tutui, do assessor técnico Orlando Melo de Castro, e da Secretária de Agricultura de Piracicaba, Nancy Thame, visitaram a APTA Regional de Piracicaba (Polo Regional Centro Sul).

A diretora do Polo, Monica Sartori de Camargo, conduziu a visita que passou pelas áreas de plantio e laboratórios. Foram apresentados os trabalhos do Projeto cana-de-açúcar pelo pesquisador André Vitti e o trabalho do Laboratório de Solos pela pesquisadora Edna Bertoncini, em companhia de Camille Neves e Tiago Silva.

Na sequência, a pesquisadora Maria Zucchi falou dos trabalhos do Laboratório de análises e tecnologia da cana. Para finalizar, o secretário conheceu o Laboratório de pós-colheita, onde a pesquisadora Celina Maria Henrique apresentou as tecnologias desenvolvidas para produção de cachaça, e as pesquisadoras Patricia Prati e Edna Bertoncini falaram sobre a produção de azeite. A cachaça Ventania (4 anos envelhecida em barris de carvalho) e o Azeite Sabiá Paulista são exemplos do trabalho desenvolvido no Polo.

Além das pesquisas para viabilidade da cultura da olivicultura em São Paulo, coordenando o projeto Oliva SP, e das pesquisas em torno da cana-de-açúcar, o polo desenvolve trabalhos nas áreas de pós-colheita em frutas e hortaliças, resíduos urbanos e agroindustriais, pecuária, melhoramento genético vegetal, restauração florestal e manejo de bacias hidrográficas

Outro projeto de destaque é a viabilização da mistura de vinhaça concentrada com adubos nitrogenados para adubação de canaviais colhidos sem queima, analisando aspectos agronômicos e ambientais.

Também participaram do encontro os pesquisadores e pesquisadoras Marise Parisi, Rafael Alvarez, Raquel Sachs e Vera Salazar; os auxiliares Neuza Mota, Reginaldo Jacinto, Maria Godoi, José Favero; o presidente da Agroesp, Sergio Diehl; do diretor APTA Regional, Daniel Gomes; da Cati Regional Piracicaba, Henrique Bellimasso; e o representante da Cati, Mauricio Perissimoto. Também são pesquisadores do Polo, Carlos Frederico, Cláudia Attanasio, José Ferreira e Luciana Garcia.

Notícias por Ano