Eventos Técnicos

08/11/2019 - 2º Curso: “Uso de Plantas Aromáticas, Óleos Essenciais e Hidrolatos em Cosmética Natural Consciente e Sustentável”
Sexta-feira 08 Novembro 2019
Visualizações : 128

Resumo: O objetivo principal deste curso será informar e praticar sobre o uso de plantas aromáticas, óleos essências e hidrolatos para uma cosmética consciente, sem derivados de petróleo, ingredientes tóxicos, metais pesados e perfumes artificiais. Propõe-se a transferência do conhecimento e difusão tecnológica para a produção de pequenas quantidades de cosméticos naturais, garantindo o frescor, a partir do uso de ingredientes naturais, com cuidado e rigoroso controle de qualidade. Os participantes serão orientados sobre a elaboração cosméticos naturais artesanais para uso próprio, com aulas teóricas e práticas. Nesse curso serão discutidos os aspectos mais importantes do universo da cosmética natural, com dicas fáceis para substituir e repensar o consumo e uso de cosméticos. É um curso de cuidado pessoal de modo natural e sustentável, com muita reflexão e troca. A prelecionista Dra Carol Cronemberger é física e se dedica a cosmética natural sustentável há mais de 17 anos, com muitos cursos frequentados na Inglaterra, França e Holanda.

Realização: Polo Regional Vale do Paraiba

Coordenação: Dra. Sandra Maria Pereira da Silva – Pesquisadora Científica – APTA/SAA

Público alvo: Público em geral interessado no assunto

Número de vagas: 25   Inscrições: R$320,00

Apoio: HILTONFITO-CARAGUATATUBA & ESTAÇÃO DO MEL - PINDAMONHANGABA.

Informações: E-mail: sandrasilva@apta.sp.gov.br// nitc-vp@apta.sp.gov.br . Telefone: (12) 3642-1823

Local: Polo Regional Vale do Paraíba –APTA/SAA– Av. Dr. Antônio Pinheiro Júnior, 4009 Pindamonhangaba /SP– Setor Fitotecnia – Acesso pelo Km 97,5 da Rod. Pres. Dutra sentido SP ou Km 98 sentido RJ.

Programação:

08:00 h – Inscrição e recepção

08:30 h – Introdução à cosmética natural: história da cosmética e os ingredientes nocivos

09:30 h – Descomplicando o misterioso mundo dos ingredientes cosméticos

10:15 h – Intervalo

10:30 h – Aula prática:

I - Cosméticos e soluções simples para facilitar a vida: como produzir menos lixo (embalagens e soluções). Oficina: desodorante

12:00 h – Intervalo para almoço

14:00 h – Aula prática:

II- Óleos essenciais: o que são e como usá-los. Oficina: Esfoliante com ingredientes naturais.

15:30 h – Intervalo

15:45 h – Aula prática-teórica:

III - Hidrolatos: o que são e como usá-los. Oficina: tônico facial e colutório

18:00 h –Entrega dos certificados e encerramento