PRINCÍPIOS DA AGRICULTURA BIODINÂMICA APLICADA EM FRUTICULTURA, TEMA DE CURSO EM PINDORAMA

.Princípios da agricultura biodinâmica aplicados em fruticultura. é o tema de curso que acontece no período de 17 a 21 de outubro em Pindorama (SP). O curso é promovido pelo Polo Centro Norte/APTA Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e abrange conteúdos teóricos e práticos, inclusive com apresentação de experiências que estimulam a participação e o debate.

A programação reúne temas como introdução à agricultura orgânica-biodinâmica, princípios de agricultura orgânica-biodinâmica, problemática sócio-ambiental ligada à agricultura convencional, nutrição vegetal e sua relação com doenças e pragas/Trofobioses, matéria orgânica/microbiologia/solo vivo, fertilizantes orgânicos, elaboração prática de composto biodinâmico e biofertilizante, controle ecológico de pragas, fruticultura orgânica-biodinâmica, vinhedos na agricultura orgânica-biodinâmica, experiências de horticultura orgânica-biodinâmica, introdução à astronomia e calendário biodinâmico, qualidade dos alimentos, certificação e comercialização e oportunidades de mercado entre outros.

O curso é destinado a agricultores, profissionais de melhoramento/fitotecnia, fertilidade/conservação do solo, educação ambiental, sanidade animal e vegetal, produção de hortaliças, grãos e fruticultura, além de estagiários e estudantes.

O palestrante é o professor René Piamonte Peña, engenheiro agrônomo formado (1985) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP). Tem especialização em melhoramento biodinâmico de plantas (1987-88) pelo Instituto para o Melhoramento de Plantas . Rittershain-Comber, Alemanha; mestrado em Horticultura (1995) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP .Botucatu) e doutorado em Ciências Sociais . Arqueologia (2001) pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM) . Lima, Peru.

René Peña desenvolveu projetos de consultoria no Chile,República Dominicana, Paraguai, Peru, Argentina e Equador; é inspetor credenciado para a agricultura orgânica e biodinâmica do Instituto Biodinâmico (IBD) - Brasil, KRAV . Suécia e DEMETER . Alemanha; e pesquisador do IBD/Brasil (1986-97). Também foi voluntário no estabelecimento de estudo e grupo de trabalho sobre Agricultura Biodinâmica no Peru; deu suporte para a criação da Associação de Agricultura Biodinâmica Argentina; membro do Fórum de Desenvolvimento da Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM) . Alemanha; e membro do grupo de peritos internacionais para a revisão da Agricultura Orgânica para o IFOAM. Além disso, proferiu conferências em eventos na América Latina, África e Ásia e tem diversas publicações técnicas.

O curso será realizado na sede do Polo Regional Centro Norte . Rodovia Washington Luiz, Km 372 . Pindorama . SP. Outras informações podem ser obtidas com as organizadoras do curso pelos telefones (17) 3572-1592/2208 ou pelos e-mails mtvilela@apta.sp.gov.br, julianagali@apta.sp.gov.br e polocentronorte@apta.sp.gov.br