×

Observação

There is no category chosen or category doesn't contain any items

PRINCÍPIOS DA AGRICULTURA BIODINÂMICA APLICADA EM FRUTICULTURA, TEMA DE CURSO EM PINDORAMA

 

 

.Princípios da agricultura biodinâmica aplicados em fruticultura. é o tema de curso que acontece no período de 17 a 21 de outubro em Pindorama (SP). O curso é promovido pelo Polo Centro Norte/APTA Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e abrange conteúdos teóricos e práticos, inclusive com apresentação de experiências que estimulam a participação e o debate.

A programação reúne temas como introdução à agricultura orgânica-biodinâmica, princípios de agricultura orgânica-biodinâmica, problemática sócio-ambiental ligada à agricultura convencional, nutrição vegetal e sua relação com doenças e pragas/Trofobioses, matéria orgânica/microbiologia/solo vivo, fertilizantes orgânicos, elaboração prática de composto biodinâmico e biofertilizante, controle ecológico de pragas, fruticultura orgânica-biodinâmica, vinhedos na agricultura orgânica-biodinâmica, experiências de horticultura orgânica-biodinâmica, introdução à astronomia e calendário biodinâmico, qualidade dos alimentos, certificação e comercialização e oportunidades de mercado entre outros.

O curso é destinado a agricultores, profissionais de melhoramento/fitotecnia, fertilidade/conservação do solo, educação ambiental, sanidade animal e vegetal, produção de hortaliças, grãos e fruticultura, além de estagiários e estudantes.

O palestrante é o professor René Piamonte Peña, engenheiro agrônomo formado (1985) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP). Tem especialização em melhoramento biodinâmico de plantas (1987-88) pelo Instituto para o Melhoramento de Plantas . Rittershain-Comber, Alemanha; mestrado em Horticultura (1995) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP .Botucatu) e doutorado em Ciências Sociais . Arqueologia (2001) pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM) . Lima, Peru.

René Peña desenvolveu projetos de consultoria no Chile,República Dominicana, Paraguai, Peru, Argentina e Equador; é inspetor credenciado para a agricultura orgânica e biodinâmica do Instituto Biodinâmico (IBD) - Brasil, KRAV . Suécia e DEMETER . Alemanha; e pesquisador do IBD/Brasil (1986-97). Também foi voluntário no estabelecimento de estudo e grupo de trabalho sobre Agricultura Biodinâmica no Peru; deu suporte para a criação da Associação de Agricultura Biodinâmica Argentina; membro do Fórum de Desenvolvimento da Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM) . Alemanha; e membro do grupo de peritos internacionais para a revisão da Agricultura Orgânica para o IFOAM. Além disso, proferiu conferências em eventos na América Latina, África e Ásia e tem diversas publicações técnicas.      

O curso será realizado na sede do Polo Regional Centro Norte . Rodovia Washington Luiz, Km 372 . Pindorama . SP. Outras informações podem ser obtidas com as organizadoras do curso pelos telefones (17) 3572-1592/2208 ou pelos e-mails mtvilela@apta.sp.gov.br, julianagali@apta.sp.gov.br e polocentronorte@apta.sp.gov.br

 

   

Notícias por Ano