28/06/2005
Brasília, 27 - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou há pouco que a região Centro-Sul será responsável por 84,2% da produção de cana-de-açúcar do País. O primeiro levantamento da Conab indicou produção de 450,2 milhões de toneladas na safra 2005/06, com plantio de 6,094 milhões de hectares.
Da área total, o Centro-sul responderá por 84,2%, crescimento de 8,7% em relação à safra anterior, que foi apurada pelo IBGE.
Já as regiões Norte/Nordeste contribuíram com 15,8% da produção total, indicando aumento de 5,5% ou 1,206 milhão de hectares.
O Estado de São Paulo é o maior produtor de cana e responde por 58,5% da produção nacional. A área de plantio é de 3,2 milhões de hectares.
De acordo com a Conab, os dados do levantamento vão subsidiar o governo nas decisões do agronegócios relativos a à cana-de-açúcar, principalmente no que se refere à destinação da matéria-prima.
Nos próximos levantamentos, que devem ser divulgados em setembro e dezembro deste ano, também serão utilizadas metodologias do sistema Geo-safras, que é a pesquisa por satélite. Neste momento, o diretor de logística, gestão empresarial da Conab, Silvio Porto. Detalha os dados da estimativa de cana e dos estoques privados de café.
Fabíola Salvador