25/11/2005
Os produtores do Noroeste Paulista que estiverem interessados em conhecer um pouco mais sobre a criação de ovinos podem acompanhar o I Encontro de Ovinocultura que acontece nesta sábado, 26, no Pólo Regional do Noroeste Paulista, em Votuporanga, órgão APTA, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Estão programadas palestras sobre a criação de cordeiro e também uma visita à unidade. O evento começa às 7 horas.
As pesquisadoras científicas do Pólo Regional do Noroeste Paulista, Sarita Bonagurio Gallo, Giane Serafim da Silva, Solidete de Fátima Paziani e Fabiana Maldonado, responsáveis pelo evento, informaram que a criação de ovinos na região noroeste do Estado tem crescido nos últimos anos, devido à grande procura do consumidor pela carne de cordeiro (ovino macho jovem). “O alto valor da carne e o giro rápido do capital que a espécie proporciona são as vantagens em investir nesse ramo e aumenta a renda da propriedade”.
“O objetivo do evento é divulgar o conhecimento sobre ovinos para os principais criadores da região, e com isso debater os principais problemas que eles enfrentam”, afirmou Solidete.
As principais dúvidas levantadas pela equipe de pesquisadores durante o dia-a-dia no Pólo Regional, e que deverão ser esclarecidas durante o evento, são sobre pastagem, nutrição, verminose, qual a melhor raça de ovinos e seus cruzamentos, e o mercado consumidor.
A região de Votuporanga, São José do Rio Preto, Nova Granada e Araçatuba têm registrado crescimento da ovinocultura nos últimos anos. Segundo as pesquisadoras, já foram formados núcleos de criadores na região, o que gera uma demanda para novas informações sobre a espécie.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento. Para conferir a programação completa do evento clique aqui
Serviço:
I Encontro de Ovinocultura do Noroeste Paulista
Dia 26/11 – sábado – 7 horas
Pólo Regional do Noroeste Paulista – Votuporanga
Estrada Municipal Votuporanga / Afloricial, km 4 - (18) 3421-8148
polonoroestepaulista@aptaregional.sp.gov.br
Texto produzido pela Assessoria de Comunicação